Dicas gerais para entrevistas

25-06-2011 11:39

 

Conselhos do consultor de RH da Waggener Edstrom
por Thad Peterson - Colaborador do Monster
 
 
Como muitos consultores em carreira profissional, Steve Fogarty, da Waggener Edstrom, acha que os candidatos devem fazer uma pesquisa detalhada da empresa antes da entrevista. Mesmo se a empresa for privada, isso não é desculpa para deixar de fazer seu dever de casa.
 
Onde há vontade, há solução. Saber mais sobre a empresa “diferencia o excelente do bom”, comenta Steve.
 
Considere a empresa do Steve, uma grande agência independente de relações públicas. Para ele, se alguém quiser saber mais sobre a Waggener Edstrom, poderia seguir os seguintes passos. Além de visitar o site da empresa, o candidato poderia se associar a uma organização comercial como a Associação de Relações Públicas. Assim, o interessado quase com certeza conheceria alguém na sua empresa.
 
O Steve também tem métodos menos convencionais: “Talvez seja possível achar um press-release escrito pela nossa equipe e contactar quem o escreveu para dizer: ‘Vi o seu press-release. Ele estava ótimo. Posso fazer mais algumas perguntas? Estou fazendo uma pesquisa sobre a empresa’. É uma maneira para poder saber mais”.
 
Quais são outras opções para ter mais chances na entrevista? Veja algumas dicas do Steve:
 
Seja Conciso
 
Para o Steve, enrolar na resposta é um dos erros mais comuns dos entrevistados. “Você tem que prestar atenção à pergunta e responder, e responder de forma concisa. Tem muita gente que não consegue responder perguntas diretamente. Você pergunta e ele sai pela tangente. Eles pensam que você quer ouvir o que estão dizendo, mas não respondem à pergunta”.
 
Dê Exemplos
 
Uma coisa é dizer o que pode fazer, outra é dar exemplos do que já fez. “Traga uma bagagem de exemplos de trabalhos que você já fez,” aconselha Steve. “O candidato deve chegar na entrevista preparado para as perguntas baseado nos requisitos do emprego. Pense em exemplos estratégicos e recentes de projetos concluídos. Então, depois da pergunta, responda diretamente e não de forma geral. Você deve responder: ‘sim, tenho experiência com isso. Aqui está um exemplo de quando eu fiz isso...’, e depois você pode perguntar ao recrutador, ‘eu respondi à sua pergunta?’”.
 
Seja Sincero
 
De alguma forma, os candidatos acham que é melhor enrolar nas perguntas difíceis. “Se você não tiver a experiência em questão, diga. Não tente ocultar dando exemplos irrelevantes. É melhor dizer que não tem experiência, mas possui vivências relacionadas, e que está disposto a comentá-las se o entrevistador quiser”.
 
Fique Atento
 
Segundo Steve, os recrutadores estão divididos em duas escolas. Alguns são sérios e metódicos. Então, os candidatos devem levar o processo à risca na entrevista.
 
“E há recrutadores como eu”, diz ele rindo, “sou o melhor amigo do candidato quando ele me liga. Minha técnica é deixá-lo tranquilo porque quero que me conte tudo, e muitos candidatos se atrapalham nisso. Começam a pensar, ‘ah, esse cara é legal, posso contar tudo.’ E passam dos limites.” Isso pode tirar o candidato da competição. Lembre-se: sempre mantenha o seu profissionalismo.
 
Faça Perguntas Interessantes
 
O Steve diz que a melhor impressão é causada por uma pergunta interessante. Além de pesquisar a empresa, o candidato também procurou saber sobre o emprego pleiteado. “Isso me faz pensar: ‘Uau, essa pessoa fez o seu dever de casa. Além de conhecer a empresa, conhece também sobre a vaga de emprego’”.